top of page

Como escrever a carta à sua futura Host Family?

  • Foto do escritor: Rick Samajauskas
    Rick Samajauskas
  • 6 de out.
  • 6 min de leitura

Atualizado: 6 de out.

O processo de inscrição num programa de intercâmbio High School é composto de várias etapas, sendo a principal delas o preenchimento do dossiê do estudante, ou o application, como também é conhecido.


Este dossiê funciona como um raio-X do estudante: seus dados pessoais, seus interesses, sua rotina, sua situação acadêmica, estado de saúde, pontos fortes e habilidades - que servirão para que se encontrem uma escola e uma família hospedeira adequadas ao seu perfil.


Durante este processo, o candidato tem um desafio: escrever uma carta à sua futura família anfitriã, se apresentando e descrevendo sua rotina, seus gostos, preferências e pontos fortes, além de seus objetivos enquanto estudante internacional de intercâmbio. Esta carta será lida por famílias interessadas em hospedar um aluno de outro país em sua casa e é portanto uma peça chave na decisão desta família.


Preparamos a seguir um guia para orientar no desenvolvimento desta carta, com sugestões e dicas de como escrever e o que incluir.


A carta à futura família hospedeira é uma das partes cruciais do seu dossiê
A carta à futura família hospedeira é uma das partes cruciais do seu dossiê

Uma carta tem que ter cara de carta - e não de uma simples redação!


Pode parecer óbvio, mas nem sempre um candidato ao programa se dá conta que escreveu apenas um texto (independentemente se foi bem escrito ou não). Uma carta, embora já praticamente em desuso hoje em dia, tem suas características e formato próprios e é importante estar atento a este detalhe. Você estará conversando com sua futura família, mesmo que ainda não os conheça.


Instruções Gerais


A carta precisa ser escrita por você, com suas palavras - e não por outra pessoa que saiba bem inglês ou por tradutores automáticos. O inglês não precisa ser perfeito, o mais importante é que a carta seja genuína, honesta e reflita quem você é.


Não inclua sobrenomes (inclusive o seu), nomes de cidades, escolas, empresas ou lugares muito específicos. Datas de nascimento ou endereços também devem ficar de fora, assim como nomes de amigos ou familiares. Tudo isso por uma questão de segurança e proteção de dados sensíveis. Todas estas informações, quando necessárias, estarão em outros lugares da sua documentação - o objetivo maior aqui nesta carta é falar sobre você.


Estrutura geral


Imaginando uma carta de aproximadamente 1 folha, 1 folha e meia, vamos dividir isso em partes:


1: Saudação e Introdução (1o. parágrafo)

2: Sobre Você (2o. e 3o. parágrafos)

3: Família e rotina em casa (4o. parágrafo)

4: Escola e amigos (5o. parágrafo)

5: Comunidade e amigos fora da escola (6o. parágrafo)

6: Sonhos e objetivos (7o. parágrafo)

7: Motivação para o intercâmbio (8o. parágrafo)

8: Interesse pela host family e agradecimentos (9o. parágrafo)

9: Encerramento (10o. parágrafo)


Dica: prepare uma lista com os principais pontos que você quer incluir na sua apresentação
Dica: prepare uma lista com os principais pontos que você quer incluir na sua apresentação

Vamos explorar cada uma delas?


1: Saudação e Introdução:


Comece de uma forma simpática, dizendo quem você é e que está animado com essa oportunidade.

  • Comece com Dear Family,”, "Dear Host Family", "Hello, dear Host Family", por exemplo;

  • Diga seu primeiro nome, idade, país de origem, e mencione que está escrevendo como parte do processo de intercâmbio. Lembre-se de não incluir sobrenomes ou nomes de cidades;

  • Mostre que está empolgado para conhecê-los e conhecer o novo país do seu intercâmbio.

2: Sobre Você:


Aqui você deverá contar à sua futura família sobre sua personalidade, seus interesses, etc. Procure não usar apenas adjetivos (por exemplo "I'm responsible") mas sim descreva por que você se enxerga assim ou por que as pessoas costumam te ver assim.


  • Descreva sua personalidade;

  • Fale sobre seus hobbies e interesses (ex: esportes, leitura, música, filmes, culinária, tecnologia);

  • Comente sobre o que gosta de fazer no tempo livre - evite colocar que gosta de ficar na internet, pois isso já é meio óbvio e algo que todo mundo faz;


Dicas de vocabulário útil: curious – friendly – hardworking – shy – outgoing – organized – funny – responsible



3: Família e rotina em casa


O objetivo aqui é apresentar sua família e como é sua convivência com eles.


  • Quantas pessoas moram com você? Quem são?

  • Como é a relação de vocês? O que costumam fazer juntos?

  • Onde moram (casa/apartamento)? É cidade grande ou pequena?


Exemplo em inglês (não copie, apenas use como referência): "I live in an apartment in a big city with my parents and my younger sister. We love to cook together and watch movies on weekends. My family and I are very close and I really enjoy spending time with them."


Aproveite também para descrever a sua rotina: a que horas se levanta, quanto tempo fica na escola todo dia, quais atividades extraclasse você tem, a que horas volta para casa e a que horas vai dormir.


4. Escola e amigos


  • Como é a sua escola?

  • Quais matérias você mais gosta?

  • Como são seus amigos? O que fazem juntos?


Vocabulário útil: subjects - courses – classmates – projects – break time – best friends – study group – favorite class


Dica importante! Nós brasileiros (e sulamericanos em geral) somos um povo informal, alegre e festeiro. Por este motivo, muitos candidatos ao programa procuram expressar isso dizendo que sempre está com amigos e sempre vai a festas com os colegas. Num contexto brasileiro, e em português, faz bastante sentido. O que acontece é que ao fazer isso em inglês, a tendência é usar a palavra 'party' para falar dessas atividades com a sua galera.


'Party' em inglês pode soar estranho aos ouvidos de um falante que não sabe português e nem conhece a cultura brasileira. Party acaba tendo uma conotação um pouco negativa - principalmente vindo de um adolescente - pois é comumente associada a bebidas alcoólicas, cigarros, bagunça e arruaça. Assim, não use a palavra party para descrever as suas atividades com seus colegas. Procure explicar de uma outra forma, como por exemplo 'My classmates and I usually get together to play games or celebrate birthdays', 'We hang out on weekends, going to the mall or the movies'.


5. Comunidade e atividades fora da escola


 Explique aqui um pouco mais sobre sua cidade e seu envolvimento com a comunidade.


  • A cidade é grande ou pequena? O que tem de interessante lá?

  • Você faz atividades extracurriculares? Voluntariado? Igreja? Esporte?

  • Tem alguma responsabilidade em casa? Quais?


Para sua referência: community - big city - town - small town - urban - rural - volunteer/volunteering - clean up after myself - tidy up my room - help around the house


Atenção: o conceito de interior é muito peculiar aqui no Brasil. Você pode morar numa cidade do interior mas não necessariamente isso significa que seja uma cidade pequena (exemplo de cidades do interior que não são pequenas: Ribeirão Preto, Campinas, Campos de Goytacazes, Londrina, Petrolina, etc). Não utilize o termo countryside para explicar que você mora no interior - countryside dá a idéia de que seja um lugar rural. O mais importante aqui não é descrever a relação capital X interior, mas sim o contexto em que você se insere (mais urbano ou mais rural).


6. Sonhos e objetivos


Bora falar de suas aspirações?


  • Que curso ou profissão pensa em seguir? Ainda que você não tenha nada disso ainda definido, pode expressar suas preferências e suas dúvidas com relação a qual profissão irá seguir no futuro.

  • Que habilidades quer desenvolver no intercâmbio? Aqui NÃO coloque que quer aprender ou desenvolver seu inglês (ou qualquer que seja o idioma local no seu destino). O intercâmbio High School tem um componente cultural e de amadurecimento muito forte, que vai bem além de praticar um idioma - isso será apenas uma consequência e não o objetivo principal aqui.

  • Como esse programa se conecta com seus sonhos?


7. Motivações e expectativas para o intercâmbio


Este item se conecta naturalmente ao item anterior; você pode inclusive simplesmente continuar a ideia explicando um pouco mais sem a necessidade de abrir um novo parágrafo.


  • Por que escolheu fazer intercâmbio?

  • O que espera aprender?

  • Por que acha importante viver com uma host family?


8. Interesse pela host family e agradecimento


Demonstre interesse em conhecê-los melhor e agradeça pela oportunidade. Diga que está animado para aprender com eles e participar da rotina da casa.


  • Agradeça explicitamente pela oportunidade de viver esse tempo com eles.


Exemplo em inglês: "Thank you so much for opening your home to me. I know this is a big gesture and I feel very grateful. I'm excited to learn more about your culture and your daily life."


9. Encerramento


Finalize com um tom positivo e simpático


  • Diga que está ansioso para conhecê-los pessoalmente.

  • Reforce sua gratidão e empolgação.

  • Termine com seu primeiro nome digitado.


Exemplo:

"I can’t wait to meet you! Thank you again for this amazing opportunity.

Sincerely,

João"


ree

Lembre-se: uma boa primeira impressão é sempre bem-vinda. Não utilize frases copiadas da internet ou de ferramentas de IA, não exagere ou minta (os hosts percebem) e utilize uma linguagem natural e autêntica, sem a necessidade de ser muito formal ou escrever frases muito rebuscadas.


Espero que este guia seja útil na hora em que estiver preenchendo sua documentação de inscrição. Não precisa seguir à risca, item por item - use sua criatividade e bom senso na hora de fazer a sua 'Dear Host Family letter'


Conte com a equipe acadêmica do Lounge para te auxiliar em todas as etapas deste processo. Boa sorte!



Comentários


bottom of page